4 maneiras naturais para aumentar a fertilidade
- katiasobrall076
- 1 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2019

Se você é como muitas mulheres, passa anos tentando evitar engravidar por meio de vários métodos contraceptivos. Mas, quando chegar a hora em que você realmente quer conceber um bebê, algumas de vocês podem descobrir que não é tão fácil quanto você pensou que seria. De facto, cerca de dez por cento dos casais nos EUA sofrem de infertilidade. Mas mesmo para casais saudáveis que não experimentam infertilidade, as chances são de apenas 20% que uma mulher engravida durante qualquer ciclo menstrual.
Mas não se estresse com essa estatística. Há várias maneiras de ajudar seu corpo - uma delas é reduzir o estresse (o que às vezes é mais fácil dizer do que fazer quando você quer um bebê imediatamente). Aqui estão cinco maneiras naturais de aumentar a fertilidade sem a preocupação de ingerir ou injetar medicamentos e tratamentos caros para a fertilidade:
1. ESTAR NO PESO IDEAL
A primeira coisa que mulheres e homens podem fazer (especialmente mulheres) para melhorar a fertilidade é manter ou alcançar um peso corporal saudável, diz Jorge Chavarro, MD, pesquisador da Escola de Saúde Pública de Harvard e co-autor de The Dieta de Fertilidade. Lembre-se, porém, não se trata de obter um corpo de biquíni, mas de manter um peso saudável que permita que seus hormônios e corpo funcionem sem problemas.
Por que um peso saudável é tão importante? Mulheres extremamente magras ou muito obesas, e homens, podem ter problemas para conceber. Nos homens, ambos os tipos de corpo não saudáveis podem levar a sêmen de baixa qualidade. Para mulheres ultra-magras, o corpo é colocado em modo de fome e basicamente envia um sinal para o sistema reprodutivo que não é um bom momento para se reproduzir. Obesidade em mulheres pode mexer com os níveis de insulina, o que afeta os hormônios reprodutivos e, posteriormente, tem um impacto negativo sobre a ovulação.
Você deve procurar um índice de massa corporal, a medida padronizada da razão entre a altura e o peso, entre 24 e 30 anos. Saiba como calcular seu IMC.
2. TENTE ACUPUNTURA
"A medicina tradicional chinesa tem sido usada há milênios para tratar problemas de fertilidade", diz Naomi Rabinowitz, MD, fundadora e diretora médica da Turning Point Acupuncture em Nova York, que defende a acupuntura para tratar desequilíbrios energéticos (chi) no corpo e ervas nutrir e fortalecer fluidos vitais e órgãos internos.
As mulheres muitas vezes têm energia esgotada ou restrita que causa bloqueios, diz Rabinowitz, particularmente na pélvis. Colocar o chi em equilíbrio otimiza a possibilidade de concepção. Além disso, sessões regulares de acupuntura podem ajudar a facilitar o fluxo sanguíneo para a região reprodutiva, regular os hormônios e reduzir o estresse, o que pode afetar a capacidade da mulher de conceber. (Veja o item 5 abaixo para a importância da redução do estresse na fertilidade).
As mulheres podem querer "agitar" seus parceiros masculinos para tentar acupuntura também: Pesquisas indicam que a prática pode aumentar a motilidade dos espermatozódes e reduzir o número de espermatozoides anormais, aumentando as chances de concepção.
3. COMA ISTO, NÃO ISSO
Chavarro enfatiza a importância de uma dieta semelhante a uma que previna doenças cardíacas e diabetes, especialmente para mulheres com problemas ovulatórios. Ele recomenda a ingestão de carboidratos complexos, como cereais integrais e pães, proteínas de alimentos à base de plantas, como feijão e amendoim, e adere às gorduras monoinsaturadas, como as encontradas no azeite e nos abacates.
Optar por carboidratos complexos e gorduras saudáveis e limitar sua ingestão de alimentos processados ajuda a regular seus níveis de insulina, diz ele, o que, por sua vez, ajuda a regular seus hormônios.
Alimentos para evitar? Limite sua ingestão de frango e carne e todas as gorduras trans. E, ele enfatiza, apenas diga “não” aos refrigerantes - tanto variedades regulares quanto dietéticas.
Embora laticínios integrais possam não parecer parte de qualquer dieta saudável, eles são encontrados para ajudar a fertilidade. Um estudo de Harvard descobriu que as mulheres que consomem esses alimentos (em oposição a laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura) têm menos problemas com a ovulação. Portanto, desfrute de leite integral, iogurte e até mesmo sorvete, mas apenas com moderação (cerca de uma vez por dia, aconselha os pesquisadores).
4. FAÇA AS MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEIS
A maioria dessas mudanças de estilo de vida são coisas que você deve fazer para melhorar sua saúde geral de qualquer maneira. Então, se você não conseguiu fazer a mudança no passado, tente se concentrar no fato de que esses hábitos não saudáveis são comprovados como barreiras à fertilidade.
Para começar, se você não parar de fumar por (os inúmeros) benefícios gerais de saúde, faça isso AGORA. O tabagismo acrescenta dez anos à idade fértil de uma mulher, diz Alice Domar, Ph.D., diretora executiva do Centro Domar de Saúde Mental / Corporal e professora assistente da Harvard Medical School. “Um fumante de 25 anos de idade terá a idade fértil de um não-fumante de 35 anos”, explica ela. "Parar de fumar é a primeira coisa que você deve fazer e tentar eliminar todo o fumo passivo também."
Comments